Jump the navbar

Diretório de Informação em Saúde

Inquérito aos Centros de Saúde

Março 29, 2011 | No Comments

ine_logotipo

Características

Nome

Inquérito aos Centros de Saúde

Instituição responsável
Instituto Nacional de Estatística

Descrição

O Inquérito aos Centros de Saúde (ICS) é um recenseamento anual sobre características físicas dos centros de saúde do País. O ICS iniciou-se em 1986 com a inquirição de dados de 1985 relativa a todos os centros de saúde do País. Em 2000, procedeu-se a uma primeira reformulação do questionário. Esta versão vigorou ao longo da recolha dos dados referentes a 1999-2007. As versões revistas sobre 2008 e 2009 reflectem sobretudo uma actualização do questionário face aos desenvolvimentos verificados na prática destas unidades de saúde nos últimos dez anos. Reflectem também os primeiros passos para a abordagem a novas problemáticas e acomodar novas necessidades de informação, tanto nacionais como comunitárias, nomeadamente a mobilidade transfronteiriça de profissionais e a implementação de unidades de cuidados continuados integrados. A DGS colabora com o INE na preparação do questionário e na recolha do ICS.

Palavras-chave

Centros de Saúde; Inquérito; Recenseamento; Dados físicos

Objectivos

Com esta operação estatística visa-se a obtenção de resultados estatísticos, não financeiros, dos centros de saúde, sobre as suas características gerais (pertença a agrupamento de centros de saúde, existência e número de unidades funcionais, extensões, internamento, serviço de urgência básica, serviço domiciliário e sua integração na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados – RNCCI), equipamento (número de camas e existência de equipamentos / técnicas necessários para a realização de actos de diagnóstico ou de terapêutica), recursos humanos (pessoal ao serviço, trabalhadores independentes e outros trabalhadores) e acção desenvolvida (consultas médicas e de enfermagem, consultas de outros profissionais de saúde, atendimentos no serviço de urgência básica e no serviço domiciliário, movimento de internados e actos complementares de diagnóstico e de terapêutica), bem como sobre a RNCCI (número de utentes referenciados na Rede, composição das equipas de cuidados continuados integrados e serviços domiciliários efectuados nesse âmbito).

Método de recolha/Fonte

Utilização de um questionário electrónico inserto numa aplicação informática de registo de dados. No Continente, é dirigido pelo INE às administrações regionais de saúde (ARS), através da DGS. Nas Regiões Autónomas, o questionário é dirigido à Secretaria Regional de Saúde dos Açores, através do SREA – Serviço Regional de Estatística dos Açores, e ao Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, EPE, através da DREM  – Direcção Regional de Estatística da Madeira.

Inserido num projecto internacional?

Não

Lista de anos recolhidos

De 1985 a 2008 (dados disponíveis em base desde 1999)

Periodicidade da recolha

Anual

Âmbito geográfico

Municipio

População-alvo

Centros de saúde localizados no País.

Variáveis

Disponível aqui

Data da última actualização

23 de Outubro de 2010

Sistema de controlo de qualidade
Cf. documento metodológico disponível em www.ine.pt

Acesso à informação

Nome do responsável

Miguel Pereira

Contacto (email)

miguel.pereira@ine.pt

Público com acesso

Público registado

Meios de acesso à informação

Indicadores disponíveis no Portal do INE (www.ine.pt)
Apuramentos disponíveis através de INE – Apoio ao cliente
Acesso a bases de dados individuais no quadro da Lei n.º 22/2008, de 13 de Maio, artigo 6.º, ponto 3, mediante pedido a INE – Apoio ao cliente.

Cobrança

Indicadores disponíveis no Portal do INE são gratuitos
Pedidos de apuramentos são tarifados
Bases de dados individuais são gratuitas para investigadores credenciados

Documentos de referência

  • Google
  • Blinklist
  • del.icio.us
  • digg
  • facebook
  • reddit
  • technorati
  • twitter
  • rss

There's no comments to this post.
Be the first using the form below

Leave a Reply

* Required Fields